




Liderança Humanizada nas Organizações
Apresentação
- Definir Liderança humanizada no meio organizacional.
- Levantar os principais benefícios que a liderança voltada para pessoas traz a uma organização.
- Analisar os principais estilos organizacionais de liderança e como podem ser trabalhados com foco nas pessoasCurrículo
Professor Matheus Toledo Bechara, mestre em Administração pela UEL, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Unopar e graduado em Administração pela UEL. Leciona na área de gestão desde 2007, e ministra cursos na área de Gestão de Pessoas, Liderança, Qualidade de Vida no Trabalho e Ética Organizacional.- Analisar os principais estilos organizacionais de liderança e como podem ser trabalhados com foco nas pessoas
Introdução
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Dessa forma, pode-se definir liderança também como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Líderes influenciam seguidores. Por isso, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência, liderança e gerência não são os mesmos conceitos.
Nas organizações, independente do fato de haver um setor de recursos humanos ou gestão de pessoas bem estruturado, geralmente encontra-se 4 tipos principais de liderança:
- a) Liderança autocrática: Na liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
- b) Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
- c) Liderança liberal: Estilo de liderança onde o líder exerce pouco controle e influência sobre o grupo, deixando as pessoas mais livres para se organizarem e resolver eventuais problemas de acordo com seus próprios meios.
- d) Liderança Situacional: Neste modelo de liderança, o líder age conforme a situação que enfrenta, muitas vezes misturando os três estilos de liderança mencionados anteriormente.
Assim, entendemos que liderança é um fator essencial e de extrema necessidade para as organizações nas empresas e em cada um de seus departamentos. O líder necessita conhecer e saber direcionar as pessoas, para se ter um excelente desenvolvimento. Conforme Williams (2010), a liderança é um processo de influência das pessoas para assim atingir os objetivos esperados pela organização. Para França e Arellano (2002), a liderança é um processo onde se estabelece relações de influência entre as pessoas. Este processo é composto pelos líderes e liderado.
O processo de liderança se verifica em infinitas situações: na família, na escola, no esporte, na política, no trabalho, no comércio, na vida pública ou em espaços privados. Ao observar o processo de liderança em qualquer dos espaços sociais, nota-se que toda pessoa é capaz de exercer influência sobre as outras e, portanto, que toda pessoa é, potencialmente, um líder (FRANÇA E ARELLANO, 2002, p.259).
Para Maximiano (2010), há muitas definições sobre o que é liderança, seguem abaixo dois exemplos:
Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações (MAXIMIANO, 2010, p.277).
Ainda para Maximiano (2010), a liderança muitas vezes parece ser definida como uma qualidade singular, inata ou até mesmo uma virtude, que torna algumas pessoas diferentes, devido à sua capacidade de influenciar outras pessoas. Alguns candidatos a líder procuram passar sua imagem através de propaganda ou da manipulação do comportamento de seus seguidores reais ou potenciais. Líder, no sentido verdadeiro da palavra é sinônimo de grande pessoa.
Continuando com Maximiano (2010), a liderança não é apenas um atributo, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos, sendo eles:
- a) Características do líder: é uma função, papel, responsabilidade ou tarefa que a pessoa precisa desempenhar quando se é responsável pelo desempenho de uma equipe ou grupo. Existem pessoas que possuem mais habilidades que outras no papel de líder pelo fato de serem mais motivadas do que outras para desempenhar esta função. Outro fator importante no comportamento do líder é o relacionamento com sua equipe.
- b) Características dos liderados: são colaboradores para quem se exerce a liderança; sem eles não existe missão e nem liderança. A ligação é inseparável entre o líder e as motivações dos liderados. Existem pelo menos dois tipos de liderados, sendo eles: Seguidores ou liderados fiéis, aqueles que se deixam seduzir pela mensagem que o líder transmite, por sua imagem, pela missão que propõe, pela instituição que representa ou por outros fatores e seguidores ou liderados mercenários, que veem no líder a representação da obtenção de recompensas materiais ou psicológicas.
- c) Características da missão ou tarefa a ser realizada: são essas características que ligam o líder aos seus seguidores. O líder potencial torna-se líder real através de um plano, objetivo ou ideia. Neste contexto, o líder propõe dois tipos de missões, sendo elas: moral e calculista. A missão moral apresenta, segundo o autor, um desafio ou problema para o grupo resolver possui conteúdo moral. A liderança neste caso, não é um atributo do líder, mas da própria missão. Já na missão calculista, o líder estabelece metas e oferece incentivos para sua realização de resultados, recebendo incentivos (remuneração) e prêmios em troca de seu esforço.
- d) Conjuntura social: ela é representada pelos fatores históricos, culturais e organizacionais onde ocorre o processo de liderança.
Já para Chiavenato (2004) a liderança pode ser observada sobre diversos ângulos, a saber:
- a) Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: a liderança é uma influência interpessoal que é exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana. Ela decorre dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social.
Esta influência é uma transação interpessoal onde uma pessoa age de maneira intencional a modificar o comportamento da outra.
- b) Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo: o indivíduo demonstra o grau de qualidade sobre a liderança não apenas em suas características, mas também na situação e momento em que se encontra. A liderança é um processo contínuo que ajuda a empresa a caminhar em direção à suas metas e objetivos, ultrapassando as perturbações internas e externas, juntamente com seu grupo de subordinados.
- c) Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados: liderança consiste em uma relação entre um indivíduo e um grupo como possuidor para satisfação de suas necessidades. O líder é um estrategista que sabe indicar e direcionar as pessoas para os rumos.
- d) Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação: liderança é o processo de exercer influência sobre os subordinados ou grupos para a realização dos objetivos.
Conforme Chiavenato (2004), a liderança depende de diversas variáveis como o líder, os subordinados e na situação vivenciada no momento; assim, entende-se que a existência da liderança ocorre em função da necessidade em determinada situação, conjugação e ajustes de características pessoais do líder e dos subordinados, sendo deste modo uma abordagem situacional.
Já para Ferreira (2004), a liderança é a função de líder, a qual possui a capacidade de liderar; espírito de chefia é uma forma de dominar as pessoas baseada em seu prestígio pessoal, onde os subordinados aceitam e respeitam. A liderança quando bem traçada faz toda a diferença dentro da organização, pois o líder traça as metas e objetivos a serem alcançados e superados.
Para Pflaeging (2009), a liderança quando bem-sucedida possibilita um trabalho bem melhor e organizado aos subordinados (liderados). Para o autor, o melhor líder também é o melhor servidor; o autor lembra que os líderes lideram porque têm seguidores. A liderança é aceita pelos liderados a partir do momento em que as ideias do líder prometem mudanças satisfatórias e significativas que correspondem aos interesses de todos os envolvidos, tanto para os subordinados como para organização.Liderança Humanizada na Condução de Pessoas
Todo processo dentro de uma organização somente é possível de se realizar com a contribuição de parceiros, sejam eles fornecedores, funcionários, acionistas ou clientes; cada qual com sua contribuição na expectativa de um determinado retorno pelo esforço empenhado. Por conta disso, é importante que o líder oriente seu trabalho não simplesmente para atingir as metas da organização, mas para fazer isso por meio do desenvolvimento do capital humano da empresa; em outras palavras, o líder deve fazer com que a empresa cresça junto de seus funcionários, e não à custa deles. A isso, dá-se o nome de Liderança Orientada para Pessoas ou Liderança Humanizada.
Apesar das tendências atuais de liderança em tratar os funcionários como parceiros da organização, ainda existem diversas instituições que lidam com seus funcionários como se estes fossem recursos, semelhantes a máquinas e outros equipamentos. O quadro abaixo mostra as principais diferenças existentes entre um estilo de liderança que trabalha as pessoas como recursos (liderança orientada para tarefas) e outro que trabalha as pessoas como parceiras (liderança orientada para pessoas).

Considerações Finais
Conclusões que podem ser tiradas do quadro:
1) Em uma organização onde as pessoas são vistas como recursos, os empregados ficam isolados e trabalhando sozinhos em seus cargos; Quando são vistos como parceiros da organização, os colaboradores trabalham em equipes e de forma integrada, tendo mais conhecimento sobre a organização onde trabalham.
2) Pessoas vistas como recursos tendem a se preocupar mais com normas, enquanto pessoas tratadas como colaboradoras da empresa se focam mais nos resultados obtidos.
3) Quando vistas como recursos, as pessoas dentro da organização se preocupam com a questão hierárquica, especificamente em relação à subordinação ao chefe; Quando são vistas como parceiras da organização, a preocupação passa a ser com o grau de satisfação com o atendimento de seus clientes e assim, normalmente conseguirão também a satisfação de seu chefe.
5) Pessoas vistas apenas como recursos tendem a se alienar à organização, de forma a se limitarem apenas a desempenhar as funções que sua posição exige, enquanto pessoas vistas como parceiras da organização estão focadas em participar das atividades internas com autonomia e com o comprometimento, visando um retorno e reconhecimento.